PALAVRA GERADORA: ABELHA
COMPETÊNCIAS:
·
Comunicação oral,
grafia das letras, integração e trabalho em grupo.
HABILIDADES:
·
Desenvolver a
capacidade de coordenação motora.
·
Ler e reconhecer as
letras do alfabeto, discernindo maiúsculas de minúsculas.
·
Compreender o tipo do
gênero textual “jogo”.
·
Desenvolver
habilidades de coordenação motora.
·
Ler e interpretar
imagens, formas e sílabas na formação e escrita das palavras.
·
Formular hipóteses
sobre as regras do jogo.
·
Utilizar jogo “Abelhas”
de forma lúdica e prazerosa como recurso didático.
·
Reconhecer palavras e
unidades fonológicas ou seguimentos sonoros, trabalhando (fonemas e
grafemas).
CONTEÚDOS
·
Gênero textual “jogo”.
·
Leitura e escrita;
·
Ortografia por meio
de construção de palavras.
METODOLOGIA
1º momento
·
Atividade de rotina –
oração de agradecimento;
·
Identificação do nome
de cada aluno por ordem alfabética utilizando-se da leitura do alfabeto.
2º momento – Codificação
·
Apresentação do jogo
“Abelhas”;
·
Verificação de conhecimentos
prévios acerca do jogo, com os seguintes questionamentos:
- Vocês gostam de
brincar com jogos?
- Alguém conhece este
jogo? (Imagem)
- Como será que se
joga?
- O que vamos
aprender com ele?
3º momento – Descodificação
·
Explicar para os
alunos o contexto de jogo com um texto;
·
Leitura da professora
das regras do jogo ABELHAS para os alunos.
4° momento – Análise e síntese
·
Apresentação da
palavra geradora ABELHA (no quadro), pedindo que os alunos leiam juntos sem
pausa nem marcação.
·
Separar as sílabas da
palavra geradora, pedindo que os alunos leiam as sílabas da palavra;
·
Pedir para que leiam
novamente questionando quantas sílabas tem e quantas vezes abrimos a boca para
pronunciar;
·
Chamar a atenção para
a letra A no início da palavra – A é uma sílaba também porque representa um
pedacinho da palavra.
·
Apresentar a família
silábica de forma alternada.
·
BU – BI – BA – BO –
BE – BÃO bu – bi – ba – bo – be – bão
·
E – O – A – I – U –
ÃO e – o – a – i – u - ão
·
LHE – LHO – LHI – LHA
– LHU – LHÃO lhe- lho- lhi- lha- lhu- lhão
·
Fazer a leitura com
os alunos das famílias silábicas apresentadas.
·
Pedir a eles que
construam outras palavras a partir das sílabas da palavra geradora ABELHA. Ex.:
BOBÃO – ILHA – BOLHA – BABÃO
– BEBÃO – OLHO – ALHO – BILHÃO – BOBA – BEBA – OLHA – EBA – BIA – BEA – BAÚ –
BOI – BOA – BAIÃO – OLHE- OBA
5º momento - Aplicação do jogo:
·
Dividir a turma em
grupo
·
O professor sorteia a letra e produz o som da mesma. Cada integrante
ficará com uma mãozinha. O aluno que identificar a letra deverá bater na abelha
com a mãozinha.
·
Caso esteja correta a
resposta, o aluno deverá ficar com a letra.
·
Quem tiver mais
abelhas, vence o jogo.
6º momento momento:
·
Para finalizar os grupos
poderão falar palavras iniciadas com as letras contempladas, e quantas sílabas possuem
a palavra.
RECURSO DIDÁTICO:
EVA, cola, tesoura, piloto.
AVALIAÇÃO:
·
Observar a
participação e oralidade dos alunos;
·
Adaptar outras atividades
a partir da necessidade
·
Avaliar, observar,
analisar e questionar
·
Avaliação processual
e contínua.
Por: Edinete e Joelma Orrico
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