sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Jogo Abelhas - Sequência Didática





PALAVRA GERADORA: ABELHA

COMPETÊNCIAS:

·         Comunicação oral, grafia das letras, integração e trabalho em grupo.

HABILIDADES:

·         Desenvolver a capacidade de coordenação motora.
·         Ler e reconhecer as letras do alfabeto, discernindo maiúsculas de minúsculas.
·         Compreender o tipo do gênero textual “jogo”.
·         Desenvolver habilidades de coordenação motora.
·         Ler e interpretar imagens, formas e sílabas na formação e escrita das palavras.
·         Formular hipóteses sobre as regras do jogo.
·         Utilizar jogo “Abelhas” de forma lúdica e prazerosa como recurso didático.
·         Reconhecer palavras e unidades fonológicas ou seguimentos sonoros, trabalhando (fonemas e grafemas).     
        

CONTEÚDOS

·         Gênero textual “jogo”.
·         Leitura e escrita;
·         Ortografia por meio de construção de palavras.


 METODOLOGIA

1º momento

·         Atividade de rotina – oração de agradecimento;
·         Identificação do nome de cada aluno por ordem alfabética utilizando-se da leitura do alfabeto.

2º momento – Codificação
·         Apresentação do jogo “Abelhas”;
·         Verificação de conhecimentos prévios acerca do jogo, com os seguintes questionamentos:

- Vocês gostam de brincar com jogos?
- Alguém conhece este jogo? (Imagem)
- Como será que se joga?
- O que vamos aprender com ele?

3º momento – Descodificação
·         Explicar para os alunos o contexto de jogo com um texto;
·         Leitura da professora das regras do jogo ABELHAS para os alunos.

4° momento – Análise e síntese
·         Apresentação da palavra geradora ABELHA (no quadro), pedindo que os alunos leiam juntos sem pausa nem marcação.
·         Separar as sílabas da palavra geradora, pedindo que os alunos leiam as sílabas da palavra;
·         Pedir para que leiam novamente questionando quantas sílabas tem e quantas vezes abrimos a boca para pronunciar;
·         Chamar a atenção para a letra A no início da palavra – A é uma sílaba também porque representa um pedacinho da palavra.
·         Apresentar a família silábica de forma alternada.

                                                                                                         
·         BU – BI – BA – BO – BE – BÃO                     bu – bi – ba – bo – be – bão

·         E – O – A – I – U – ÃO                                    e – o – a – i – u - ão

·         LHE – LHO – LHI – LHA –  LHU – LHÃO        lhe- lho- lhi- lha- lhu- lhão


·         Fazer a leitura com os alunos das famílias silábicas apresentadas.

·         Pedir a eles que construam outras palavras a partir das sílabas da palavra geradora ABELHA. Ex.:
BOBÃO – ILHA – BOLHA – BABÃO – BEBÃO – OLHO – ALHO – BILHÃO – BOBA – BEBA – OLHA – EBA – BIA – BEA – BAÚ – BOI – BOA – BAIÃO – OLHE- OBA

5º momento - Aplicação do jogo:

·         Dividir a turma em grupo

·         O professor sorteia a letra e produz o som da mesma. Cada integrante ficará com uma mãozinha. O aluno que identificar a letra deverá bater na abelha com a mãozinha.

·         Caso esteja correta a resposta, o aluno deverá ficar com a letra.

·         Quem tiver mais abelhas, vence o jogo.

6º momento momento:
·         Para finalizar os grupos poderão falar palavras iniciadas com as letras contempladas, e quantas sílabas possuem a palavra.



RECURSO DIDÁTICO:    

EVA, cola, tesoura, piloto.


AVALIAÇÃO:

·         Observar a participação e oralidade dos alunos;
·         Adaptar outras atividades a partir da necessidade
·         Avaliar, observar, analisar e questionar
·         Avaliação processual e contínua.


Por: Edinete e Joelma Orrico




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