Discentes:
Camila Menezes; Bruno Silva e Verônica Nascimento
COMPETÊNCIAS:
Trabalho
em equipe, comunicação oral e escrita, grafia das palavras, estimular a
coordenação motora da criança e a criatividade com uso de materiais de
modelagem.
HABILIDADES:
Desenvolver
a capacidade psicomotora.
Compreender
e discernir os animais que voam e os que não voam
Ler
e interpretar imagens, formas e sílabas na formação e escrita das palavras.
Identificar
sobre as regras do jogo.
Relacionar
as letras e os sons da fala;
Reconhecer
palavras e unidades fonológicas ou seguimentos sonoros, trabalhando (fonemas e
grafemas).
Estimular
o domínio corporal
CONTEÚDOS
Gênero
textual “voa, ou não voa”
Linguagem
oral e escrita
Ortografia
por meio de construção de palavras.
Discernir
letras maiúscula e minúscula, vogal ou consoante.
METODOLOGIA
1º MOMENTO
Atividade
de rotina: recolhimento das atividades, diário e oração.
Leitura
de história com animais
Identificação
do nome de cada aluno de forma embaralhada por meio de letras de emborrachado e
da ficha.
Identificar
quais são vogais ou consoantes, quantidade de letra do alfabeto.
Diferenciar
animais aquáticos, voadores e rastejantes.
2º MOMENTO – Codificação
Apresentação
do jogo “voa, ou não voa”
Verificação
de conhecimentos prévios acerca do jogo, com os seguintes questionamentos:
Alguém
conhece este joguinho?
O
que vamos aprender com ele?
Vocês
sabem imitar bichinhos?
Vocês conhecem muitos animais (IMAGEM)
Alguém aí já jogou?
3º MOMENTO – Descodificação
Mostrar
para os alunos o contexto do jogo com imagens e letras.
Leitura
da professora das regras do jogo “VOA, OU NÃO VOA” para os alunos.
4° MOMENTO – Análise e síntese
Apresentação
da palavra geradora VOAR, pedindo que os alunos leiam juntos, identificando e
diferenciando vogais de consoantes;
Separar
as sílabas da palavra geradora, pedindo que os alunos leiam as sílabas da
palavra, reconhecendo quantas sílabas tem;
Pedir
para que leiam novamente indagando quantas vezes abrimos a boca para
pronunciar;
Apresentar
a família silábica de forma alternada;
VA - VE - VI - VO- VU va – vi – ve - vu- vo
AR- ER- IR- OR- UR- ur - ar- ir- er- or-
Leitura
com os alunos das famílias silábicas apresentadas.
Pedir
a eles que construam outras palavras a partir das sílabas da palavra geradora VOAR e as identifique na palavra
Solicitar que os alunos copiem a ficha de descoberta no
caderno;
Ler
as palavras formuladas
VARAL-
ARMÁRIO- IOGURTE- IRMÃO- URTICÁRIA- ERIVÃ- URSO- ERMITÃO- ORNAMENTAÇÃO –
ORÇAMENTO- URINA- URNA- ERMO- AR – ORIGINAL- IRMOS- GUARDA- PORTA- PORCO-
PURGANTE- VENTILADOR- CELULAR- FIAR
5º MOMENTO - Aplicação do jogo:
É
fixado no quadro fotos de animais juntamente com seus nomes
As
crianças estarão assentadas em círculo. O professor falará o nome de uma ave, e
as crianças deverão mover os braços e as mãos como se estivessem voando. Quando
o professor falar o nome de algo que não voa, as crianças deverão ficar com os
braços e mãos imobilizados.
Quem
errar sai do jogo ou paga uma prenda. Ex: “Borboleta voa”? (Todos imitarão o
vôo.) Jacaré voa? (Todos deverão ficar imóveis).
O
professor deverá usar sua habilidade para enganar as crianças.
Por
fim os alunos poderão falar palavras quantas sílabas possuem cada palavra.
6º MOMENTO:
Pedir
para que os alunos reproduzam em forma de modelagem com massinhas os animais
que mais se identificam e apresentar aos demais coleguinhas.
RECURSO DIDÁTICO:
Letras
em Eva, Quadro, Piloto, Massa de Modelar, Imagens ilustrativas.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação deve ser concebida como um processo contínuo, no qual o
desenvolvimento do aluno é focalizado em seus múltiplos aspectos.
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