sexta-feira, 2 de outubro de 2015

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - Jogo voa, não voa!

Discentes: Camila Menezes; Bruno Silva e Verônica Nascimento
  

      COMPETÊNCIAS:
Trabalho em equipe, comunicação oral e escrita, grafia das palavras, estimular a coordenação motora da criança e a criatividade com uso de materiais de modelagem.
HABILIDADES:
Desenvolver a capacidade psicomotora.
Compreender e discernir os animais que voam e os que não voam
Ler e interpretar imagens, formas e sílabas na formação e escrita das palavras.
Identificar sobre as regras do jogo.
Relacionar as letras e os sons da fala;
Reconhecer palavras e unidades fonológicas ou seguimentos sonoros, trabalhando (fonemas e grafemas).     
Estimular o domínio corporal
CONTEÚDOS
Gênero textual “voa, ou não voa”
Linguagem oral e escrita
Ortografia por meio de construção de palavras.
Discernir letras maiúscula e minúscula, vogal ou consoante.
METODOLOGIA

1º MOMENTO
Atividade de rotina: recolhimento das atividades, diário e oração.
Leitura de história com animais
Identificação do nome de cada aluno de forma embaralhada por meio de letras de emborrachado e da ficha.
Identificar quais são vogais ou consoantes, quantidade de letra do alfabeto.
Diferenciar animais aquáticos, voadores e rastejantes.

2º MOMENTO – Codificação
Apresentação do jogo “voa, ou não voa”
Verificação de conhecimentos prévios acerca do jogo, com os seguintes questionamentos:
Alguém conhece este joguinho?
O que vamos aprender com ele?
Vocês sabem imitar bichinhos?
Vocês conhecem muitos animais (IMAGEM)
Alguém aí já jogou?
3º MOMENTO – Descodificação
Mostrar para os alunos o contexto do jogo com imagens e letras.
Leitura da professora das regras do jogo “VOA, OU NÃO VOA” para os alunos.

4° MOMENTO – Análise e síntese
Apresentação da palavra geradora VOAR, pedindo que os alunos leiam juntos, identificando e diferenciando vogais de consoantes;
Separar as sílabas da palavra geradora, pedindo que os alunos leiam as sílabas da palavra, reconhecendo quantas sílabas tem;
Pedir para que leiam novamente indagando quantas vezes abrimos a boca para pronunciar;
Apresentar a família silábica de forma alternada;

VA - VE - VI - VO- VU                    va – vi – ve - vu- vo
AR- ER- IR- OR- UR-                       ur - ar- ir- er- or-
  
Leitura com os alunos das famílias silábicas apresentadas.
Pedir a eles que construam outras palavras a partir das sílabas da palavra geradora VOAR  e as identifique na palavra
Solicitar que os alunos copiem a ficha de descoberta no caderno;
Ler as palavras formuladas

VARAL- ARMÁRIO- IOGURTE- IRMÃO- URTICÁRIA- ERIVÃ- URSO- ERMITÃO- ORNAMENTAÇÃO – ORÇAMENTO- URINA- URNA- ERMO- AR – ORIGINAL- IRMOS- GUARDA- PORTA- PORCO- PURGANTE- VENTILADOR- CELULAR- FIAR

5º MOMENTO - Aplicação do jogo:
É fixado no quadro fotos de animais juntamente com seus nomes
As crianças estarão assentadas em círculo. O professor falará o nome de uma ave, e as crianças deverão mover os braços e as mãos como se estivessem voando. Quando o professor falar o nome de algo que não voa, as crianças deverão ficar com os braços e mãos imobilizados.
Quem errar sai do jogo ou paga uma prenda. Ex: “Borboleta voa”? (Todos imitarão o vôo.) Jacaré voa? (Todos deverão ficar imóveis).
O professor deverá usar sua habilidade para enganar as crianças. 
Por fim os alunos poderão falar palavras quantas sílabas possuem cada palavra.

6º MOMENTO:
Pedir para que os alunos reproduzam em forma de modelagem com massinhas os animais que mais se identificam e apresentar aos demais coleguinhas.

RECURSO DIDÁTICO:         
Letras em Eva, Quadro, Piloto, Massa de Modelar, Imagens ilustrativas.

AVALIAÇÃO:
A avaliação deve ser concebida como um processo contínuo, no qual o desenvolvimento do aluno é focalizado em seus múltiplos aspectos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário