quinta-feira, 1 de outubro de 2015

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Jogo quebra-cabeça

Discentes: Maria da Paz e Juliana Ferreira

COMPETÊNCIAS
Analisar o processo da leitura e interpretação de imagens e sílabas na formação de palavras, através do jogo quebra cabeça.

HABILIDADES:
Ler e reconhecer alfabeto nas letras cursivas e caixa alta;
Compreender o significado do gênero textual jogo;
Ler e interpretar imagens, formas e sílabas na formação e escrita das palavras;
Aumentar a capacidade de coordenação motora e raciocínio lógico;
Formular hipóteses sobre o conteúdo do jogo;
Utilizar jogo (quebra-cabeça) de forma lúdica e prazerosa como recurso didático;
Reconhecer palavras e unidades fonológicas ou seguimentos sonoros, trabalhando (fonemas e grafemas).          
CONTEÚDOS:
Gênero textual jogo (quebrar cabeça).
Formação de palavras;
Leitura e escrita;
Ortografia.
METODOLOGIA:
1º Momento -
  • Atividade de rotina – oração de agradecimento;
  • Chamadinha utilizando-se da leitura do alfabeto para a identificação de cada aluno;
2º Momento – Codificação:
  • Apresentação do jogo (quebra-cabeça) e uma imagem para que eles possam pegar;
  • Levantar os conhecimentos prévios dos alunos acerca de jogo. Questionando:
  • Vocês conhecem esse jogo? Conheceram como?
  • Já jogaram esse jogo?
  • Quais os tipos jogos que vocês mais gosta? Por quê?
3º Momento – Descodificação.
  • Explicar para os alunos o contexto de jogo com um texto;
  • Leitura pelas professoras das regras do quebra-cabeça para os alunos;
4°  - Momento -  análise e síntese:
  • Apresentação da palavra geradora MEMÓRIA (no quadro), pedindo que os alunos leiam juntos sem pausa nem marcação.
  • Separar as sílabas da palavra geradora, pedindo que os alunos leiam as sílabas da palavra;
  • Pedir para que leiam novamente agora acentuando as paradas da palavra geradora MEMÓRIA – ME-MÓ-RIA, questionando quantas sílabas tem e quantas vezes abrimos a boca para pronunciar;
  • Apresentar as famílias silábicas de forma alternadas;

MA – MI – MU – MO – ME - MÃO              ma – mi – mu – mo – me - mão
E – U – A – I – O - ÃO                                 e – u – a – i – o - ão
RI – RO – RE – RU - RA - RÃO                 ri – ro – re – ru – ra - rão
  • Fazer a leitura com os alunos das famílias silábicas apresentadas;
  • Pedir a eles que construam outras palavras a partir das sílabas da palavra geradora MEMÓRIA, ex.;

       MARIA – MAMÃE – ROMEU – ROEU – REI – RIMA – MEIA – MURO – MEIRE – MÁRIO – RUA – MEU – AME- AMO – AMORA- AMOREIRA – EMA- AREIA – AUREA – IMA – OURO - MÃO.
  • Solicitar que eles anotem no quadro as palavras que construíram separando as sílabas, questionando se estão corretas;
  • Explicar sobre palavras e unidades fonológicas ou seguimentos sonoros (fonemas e grafemas);
   5º momento - Aplicação do jogo:
  • Dividir a sala em 02 grupos, onde cada grupo terá tempo determinado para montar o quebra cabeça.
  • Eles terão que juntar as formas geométricas associando as imagens com as partes das sílabas formado palavras que corresponderão com o nome dos respectivos animais e objetos, palavras estas que estarão escritas no quadro lhes dando uma direção;
     6º momento:
  • Para finalizar os 02 grupos explicará como conseguiram arrumar o quebra cabeça e fazer a relação entre as imagens, sílabas e formas.
RECURSO DIDÁTICO:
EVA, cartolina, papel ofício, cola quente, tesoura, alfabeto impresso, piloto, quadro.
AVALIAÇÃO:
Observar a participação, como eles se articularam para trabalhar em grupo e principalmente o desenvolvimento dos alunos;
Criar novas estratégias se necessário na aplicação das atividades seguintes.



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