COMPETÊNCIAS
Analisar o processo da leitura e
interpretação de imagens e sílabas na formação de palavras, através do jogo
quebra cabeça.
HABILIDADES:
Ler e reconhecer alfabeto nas letras
cursivas e caixa alta;
Compreender o significado do gênero
textual jogo;
Ler e interpretar imagens, formas e sílabas
na formação e escrita das palavras;
Aumentar a capacidade de coordenação
motora e raciocínio lógico;
Formular hipóteses sobre o conteúdo do jogo;
Utilizar jogo (quebra-cabeça) de forma lúdica e
prazerosa como recurso didático;
Reconhecer palavras e unidades
fonológicas ou seguimentos sonoros, trabalhando (fonemas e grafemas).
CONTEÚDOS:
Gênero textual jogo (quebrar cabeça).
Formação de palavras;
Leitura e escrita;
Ortografia.
METODOLOGIA:
1º
Momento -
- Atividade de rotina – oração de agradecimento;
- Chamadinha utilizando-se da leitura do alfabeto para a identificação de cada aluno;
2º
Momento – Codificação:
- Apresentação do jogo (quebra-cabeça) e uma imagem para que eles possam pegar;
- Levantar os conhecimentos prévios dos alunos acerca de jogo. Questionando:
- Vocês conhecem esse jogo? Conheceram como?
- Já jogaram esse jogo?
- Quais os tipos jogos que vocês mais gosta? Por quê?
3º
Momento – Descodificação.
4° - Momento - análise e síntese:
- Apresentação da palavra geradora MEMÓRIA (no quadro), pedindo que os alunos leiam juntos sem pausa nem marcação.
- Separar as sílabas da palavra geradora, pedindo que os alunos leiam as sílabas da palavra;
- Pedir para que leiam novamente agora acentuando as paradas da palavra geradora MEMÓRIA – ME-MÓ-RIA, questionando quantas sílabas tem e quantas vezes abrimos a boca para pronunciar;
- Apresentar as famílias silábicas de forma alternadas;
MA – MI –
MU – MO – ME - MÃO ma – mi
– mu – mo – me - mão
E – U – A
– I – O - ÃO e – u – a – i – o - ão
RI – RO –
RE – RU - RA - RÃO ri – ro
– re – ru – ra - rão
- Fazer a leitura com os alunos das famílias silábicas apresentadas;
- Pedir a eles que construam outras palavras a partir das sílabas da palavra geradora MEMÓRIA, ex.;
MARIA
– MAMÃE – ROMEU – ROEU – REI – RIMA – MEIA – MURO – MEIRE – MÁRIO – RUA – MEU –
AME- AMO – AMORA- AMOREIRA – EMA- AREIA – AUREA – IMA – OURO - MÃO.
- Solicitar que eles anotem no quadro as palavras que construíram separando as sílabas, questionando se estão corretas;
- Explicar sobre palavras e unidades fonológicas ou seguimentos sonoros (fonemas e grafemas);
- Dividir a sala em 02 grupos, onde cada grupo terá tempo determinado para montar o quebra cabeça.
- Eles terão que juntar as formas geométricas associando as imagens com as partes das sílabas formado palavras que corresponderão com o nome dos respectivos animais e objetos, palavras estas que estarão escritas no quadro lhes dando uma direção;
- Para finalizar os 02 grupos explicará como conseguiram arrumar o quebra cabeça e fazer a relação entre as imagens, sílabas e formas.
RECURSO DIDÁTICO:
EVA, cartolina, papel ofício, cola quente, tesoura, alfabeto impresso,
piloto, quadro.
AVALIAÇÃO:
Observar a participação, como eles se articularam para trabalhar em
grupo e principalmente o desenvolvimento dos alunos;
Criar novas estratégias se necessário na aplicação das atividades
seguintes.
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