Discentes: Joelma Gomes Orrico e Edinete M. Carvalho
COMPETÊNCIAS:
·
Domínio da linguagem oral;
·
Reconhecimento da sua cultura popular;
·
Análise de ilustrações;
·
Comparação de imagens;
·
Leitura e interpretação de poema.
HABILIDADES:
·
Desenvolver a prática de leitura e da escrita;
·
Conhecer a cultura local;
·
Identificar costumes e tradições de um
povo;
·
Desenvolver percepções visuais e
auditivas;
·
Identificar elementos relacionados ao
seu cotidiano;
·
Identificar rimas;
·
Elaborar palavras a partir das rimas
apresentadas no texto.
CONTEÚDO:
Leitura e escrita
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA:
·
Oração, rotina;
1º momento: Verificação de
conhecimentos prévios a partir de imagens juninas.
2º momento: Apresentação do tema:
Festas Juninas;
3º momento: Música no cartaz –
ouvir e cantar;
4º momento: Identificação de rimas
(destacar no poema coletivo)
5º momento: Criação de outras palavras
rimas a partir das encontradas no texto;
6º momento: Divisão do poema em
pedacinhos;
7º momento: Ilustração do pedacinho
do texto (estrofes)
ALGUMAS
SUGESTÕES PARA CONTINUAÇÃO DO TRABALHO EM OUTRAS AULAS
A criança poderá levar para casa
uma atividade sobre a culinária junina e, ao trazer, compartilhar com os
colegas a receita.
A partir das receitas, iniciar
novas atividades as quais poderão direcionar à abertura de novos eixos, como:
História, Geografia, Ciências, Matemática. Por exemplo:
- Lista do que tem nas festas juninas;
- Receitas: história da receita; O mês em que a culinária junina é mais comum.
- Os riscos de balões em alguns lugares, bem como os fogos de artifícios; a paisagem.
- Alimentos preferidos pelas crianças; O milho e o amendoim que são ingredientes da maioria das receitas juninas.
- Resolução de situações problemas.
OBS.:
Estes poderão ser conteúdos para serem desenvolvidos em outras aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário