segunda-feira, 21 de setembro de 2015

SEQUENCIA DIDÁTICA - Festa Junina


DiscentesJoelma Gomes Orrico e Edinete M. Carvalho    
                      
                                                    
COMPETÊNCIAS:
·         Domínio da linguagem oral;
·         Reconhecimento da sua cultura popular;
·         Análise de ilustrações;
·         Comparação de imagens;
·         Leitura e interpretação de poema.

HABILIDADES:
·         Desenvolver a prática de leitura  e da  escrita;
·         Conhecer a cultura local;
·         Identificar costumes e tradições de um povo;
·         Desenvolver percepções visuais e auditivas;
·         Identificar elementos relacionados ao seu cotidiano;
·         Identificar rimas;
·         Elaborar palavras a partir das rimas apresentadas no texto.

CONTEÚDO:
Leitura e escrita

SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
·         Oração, rotina;
1º momento: Verificação de conhecimentos prévios a partir de imagens juninas.
2º momento: Apresentação do tema: Festas Juninas;
3º momento: Música no cartaz – ouvir e cantar;
4º momento: Identificação de rimas (destacar no poema coletivo)
5º momento: Criação de outras palavras rimas a partir das encontradas no texto;
6º momento: Divisão do poema em pedacinhos;
7º momento: Ilustração do pedacinho do texto (estrofes)

ALGUMAS SUGESTÕES PARA CONTINUAÇÃO DO TRABALHO EM OUTRAS AULAS
A criança poderá levar para casa uma atividade sobre a culinária junina e, ao trazer, compartilhar com os colegas a receita.
A partir das receitas, iniciar novas atividades as quais poderão direcionar à abertura de novos eixos, como: História, Geografia, Ciências, Matemática. Por exemplo:
  • Lista do que tem nas festas juninas; 
  • Receitas: história da receita; O mês em que a culinária junina é mais comum.
  • Os riscos de balões em alguns lugares, bem como os fogos de artifícios; a paisagem.
  • Alimentos preferidos pelas crianças; O milho e o amendoim que são ingredientes da maioria das receitas juninas.
  • Resolução de situações problemas.

OBS.: Estes poderão ser conteúdos para serem desenvolvidos em outras aulas.














Nenhum comentário:

Postar um comentário