Discentes: Beatriz Figueredo e Verônica Nascimento
Série: 1º ano/ Alfabetização
Competências:
Reconhecer a importância da água para a vida e suas
diversas utilidades;
Compreender o ciclo da água;
Perceber a diferença entre água limpa e água
poluída;
Habilidades:
Identificar os cuidados que devemos ter com a água
potável;
Conhecer os estados da água
Conteúdos:
Produção coletiva de pequenos cartazes sobre o
assunto;
Desperdício de água;
Água limpa e água poluída;
Sequência:
1° Dia
Roda de conversa: na rodinha conversar com os alunos
sobre a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos. Fazer
perguntas como: Onde podemos encontrar água? Para que utilizamos a água?
Podemos viver sem água? O que devemos fazer para economizar? E outras;
Assistir um vídeo: O ciclo da água da turma da
clarinha; Após o término do vídeo, questionaremos as crianças para identificar
sua compreensão sobre o assunto tratado.
Em seguida, presentar o poema “Agua” de Nubia Piva.
Fazer a escrita (desenho) de lugares onde podemos encontrar
água;
2° Dia
Cantar música sobre o tema: Água, vamos economizar;
Conversar com os alunos sobre a utilidade da água;
Confeccionar um cartaz sobre a utilidade da água:
Precisamos de água para
Construção livreto sobre as utilidades da água
3° Dia
Conversar sobre a importância da água para todos os
seres vivos e a importância de não desperdiçar, ensinando o modo correto de se
lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, regar as plantas lavar louça;
Apresentação de um cartaz com os cuidados para
evitar o desperdício da água;
Explorar a palavra “Água”: Sua letra inicial,
quantidade de letras que a compõe, letra final, quais palavras podemos formar
com as letras que a compõe?
Formar a palavra Água com o alfabeto móvel;
4° Dia
Falar sobre a poluição dos rios;
Assistir ao filme: Preservando o Rio da turma da Mônica
Conversar sobre o que mais chamou atenção no filme e
qual a mensagem que ficou;
Fazer um desenho para ilustrar um rio limpo e um rio
sujo;
5° Dia
Aula passeio com o objetivo de observar a poluição
das ruas e do rio das contas;
Roda de conversa sobre a observação;
Expor um recipiente com terra água limpa, pedir as
crianças que joguem papel, plásticos outros objetos a fim de ilustrar como
acontece a poluição dos rios e conscientiza-los a não praticar ações assim.
Para finalizar, assistirão ao vídeo: “Um plano para
salvar o planeta” da turma da Mônica.
Cartolina;
Pincel;
Cola;
Tesoura;
Lápis de cor;
Aparelho de som;
Televisão;
CDs e DVDs;
Papel ofício
Tinta guache;
Avaliação
A avaliação será contínua, durante a realização de todas as atividades apresentadas, onde será observado a participação, o envolvimento, o desenvolvimento e as dificuldades apresentadas pelos alunos durante todo o processo.
ideia maravilhosa parabens, adorei.
ResponderExcluirParabéns pela sequência didática, me ajudou muito. Obrigada
ResponderExcluir