segunda-feira, 21 de setembro de 2015

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ÁGUA

Discentes: Beatriz Figueredo e Verônica Nascimento
Duração: 5 dias - 3 horas-aula

Série: 1º ano/ Alfabetização

Competências:
Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades;
Compreender o ciclo da água;
Perceber a diferença entre água limpa e água poluída;
Habilidades:
Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável;
Conhecer os estados da água
Conteúdos:
Produção coletiva de pequenos cartazes sobre o assunto;
Desperdício de água;
Água limpa e água poluída;
Sequência:
1° Dia
Roda de conversa: na rodinha conversar com os alunos sobre a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos. Fazer perguntas como: Onde podemos encontrar água? Para que utilizamos a água? Podemos viver sem água? O que devemos fazer para economizar? E outras;
Assistir um vídeo: O ciclo da água da turma da clarinha; Após o término do vídeo, questionaremos as crianças para identificar sua compreensão sobre o assunto tratado.
Em seguida, presentar o poema “Agua” de Nubia Piva.
Fazer a escrita (desenho) de lugares onde podemos encontrar água;
2° Dia
Cantar música sobre o tema: Água, vamos economizar;
Conversar com os alunos sobre a utilidade da água;
Confeccionar um cartaz sobre a utilidade da água: Precisamos de água para
Construção livreto sobre as utilidades da água
3° Dia
Conversar sobre a importância da água para todos os seres vivos e a importância de não desperdiçar, ensinando o modo correto de se lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, regar as plantas lavar louça;
Apresentação de um cartaz com os cuidados para evitar o desperdício da água;
Explorar a palavra “Água”: Sua letra inicial, quantidade de letras que a compõe, letra final, quais palavras podemos formar com as letras que a compõe?
Formar a palavra Água com o alfabeto móvel;
4° Dia
Falar sobre a poluição dos rios;
Assistir ao filme: Preservando o Rio da turma da Mônica
Conversar sobre o que mais chamou atenção no filme e qual a mensagem que ficou;
Fazer um desenho para ilustrar um rio limpo e um rio sujo; 
5° Dia
Aula passeio com o objetivo de observar a poluição das ruas e do rio das contas;
Roda de conversa sobre a observação;
Expor um recipiente com terra água limpa, pedir as crianças que joguem papel, plásticos outros objetos a fim de ilustrar como acontece a poluição dos rios e conscientiza-los a não praticar ações assim.
Para finalizar, assistirão ao vídeo: “Um plano para salvar o planeta” da turma da Mônica.

Recursos
Cartolina;
Pincel;
Cola;
Tesoura;
Lápis de cor;
Aparelho de som;
Televisão;
CDs e DVDs;
Papel ofício
Tinta guache;

Avaliação

A avaliação será contínua, durante a realização de todas as atividades apresentadas, onde será observado a participação, o envolvimento, o desenvolvimento e as dificuldades apresentadas pelos alunos durante todo o processo.

2 comentários: