Discente: Sara de Jesus Santos
ENTREVISTA COM O PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A)
A professora Irleide
de Jesus Santos é formada em pedagogia com especializações em
educação especial e psicopedagogia, tem 29 anos de
idade iniciou a docência aos 18 anos de idade e hoje ensina na
rede pública do município de Jitaúna-BA, a mesma nos concedeu
entrevista para conversar sobre o contexto da escola, trabalho e vida dos
professores. Para ela "ensinar não é apenas uma profissão, um dever, mas sim
poder encaminhar e possibilitar novos horizontes a um individuo".
Trechos da entrevista:
CONTEXTO DA ESCOLA
Você trabalha numa
escola pública ou particular?
Resp: Pública.
Qual é o município
que você trabalha como professor (a) alfabetizador (a)?
Resp: Jitaúna- Ba
Quais as dificuldades
e problemas enfrentados e superados pela escola na qual trabalha?
Resp: Falta de professores, excesso de
alunos em sala, e falta de alguns recursos pedagógicos como materiais para
cartazes...
A estrutura física da
escola oferece um espaço didático pedagógico adequado para a aprendizagem?
Resp:Em alguns aspectos sim em outros não, as
salas são adequadas ao público infantil, mas a área recreativa
é muito pequena.
A escola possui sala
para atendimento especializado? Existe um profissional responsável para esse
atendimento?
Resp: Não, recebe mensalmente a visita
de uma psicóloga.
Qual é o perfil dos
alunos?
Resp: Apesar de a escola necessitar de
algumas mudanças, os alunos tem bom rendimento.
Na escola existe
biblioteca? Como se dá a dinâmica de funcionamento?
Resp: Não.
O TRABALHO E VIDA DOS PROFESSORES
Qual é a sua
formação?
Resp: Pedagoga, especialidade em
psicopedagogia.
Qual foi o processo
seletivo que participou para atuar como professor (a)?
Resp: Não teve processo seletivo, sou
contratada pela prefeitura.
Quais os incentivos
oferecidos pela escola para a formação continuada dos professores
alfabetizadores?
Resp: Ainda não vi nenhuma proposta.
Há relação entre área
de formação dos professores alfabetizadores com a área de atuação?
Resp: Sim, a maioria são pedagogos, ou
ainda estão cursando pedagogia.
Qual é a relação dos
professores com as decisões implementadas na escola no que diz respeito às
políticas de alfabetização?
Resp: Penso que são em sua maioria
passivos, e seguem o que a escola propõe.
Quais são as ações de
planejamento da escola?
Resp: Planejamento por quinzena, com todos os
professores e a coordenadora pedagógica.
Como se organiza a
dinâmica do recreio?
Resp: É um intervalo de trinta
minutos, e nós professores estamos sempre atentos.
Qual é a sua carga
horária de trabalho?
Resp: 20 horas semanais.
Quantos anos você
possui no magistério como alfabetizador (a)?
Resp: 11 anos.
De que forma você
trabalha os conteúdos disciplinares no processo de alfabetização?
Resp: sempre ao trabalhar um conteúdo, tento fazer um "link" com outros assuntos.
Resp: sempre ao trabalhar um conteúdo, tento fazer um "link" com outros assuntos.
Quais são os
conteúdos selecionados para o trabalho de alfabetização com os alunos?
Resp: alfabeto, natureza e sociedade,
números, artes visuais (cartazes).
Como você trabalha a
questão da diferença de fases de aquisição da lecto-escrita em sala de aula?
Resp: Respeito o desenvolvimento de
cada aluno, mas sempre dou um reforço para aqueles que estão com maiores
dificuldades.
Como está
estabelecida a rotina (passos) da sua sala de aula?
Resp: Primeiro momento oração, roda de
músicas e conversas, história e depois atividades.
Quais são as
dificuldades que são encontradas em sala de aula no que diz respeito à
alfabetização dos alunos?
Resp: O excesso de alunos nas salas,
ainda com a falta de auxiliares, sendo que o processo de alfabetização requer
muita atenção e dedicação do professor.
Já participou de
cursos de formação continuada com foco em alfabetização? Quais? Qual é a origem
dos investimentos feitos para essa formação?
Resp: tenho pós-graduação em educação
especial e psicopedagogia, o investimento foi particular.
Quais são os meios
que utiliza para se informar sobre a sua área de atuação na escola?
Resp: Internet, revistas e seminários.
Resp: construtivismo.
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